Em 1954 o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Calçados no Estado de Goiás é fundado com o reconhecimento sindical pelo então Ministro do Trabalho João Goulart. O mesmo segue os termos do parecer do Departamento Nacional do Trabalho, como representativo da categoria profissional compreendida no Segundo Grupo do Plano da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria, no quadro de atividades e profissões.
Com muita luta e trabalho, a primeira sede é elaborada e situada no centro da capital de Goiânia, permitindo um local adequado para receber os trabalhadores do segmento para diversas atividades. A Festa do Sapateiro, com apoio de vários parceiros, torna-se uma realidade e passa a ser comemorada todos os anos com a participação dos trabalhadores do seguimento calçadista, dos patrões e convidados de diversas instituições. O destaque da festa fica por conta dos prêmios. Muitos trabalhadores já tiveram a oportunidade de ganhar computadores, eletrodomésticos e até motos.
No intuito de melhor atender o trabalhador e expandir as atividades, é inaugurada uma nova sede no ano de 2014 contando com uma estrutura planejada e feita do zero. Um prédio amplo e agradável é colocado a disposição do trabalhador.